No passado dia 7 de março, decorreu no Centro do IPMA em Matosinhos uma reunião entre técnicos do LIFE+ MarPro e armadores e mestres da pesca do cerco pertencentes às organizações de produtores que operam a Norte de Figueira da Foz: Viana Pesca, Propeixe, Apara e Centro Litoral. Infelizmente, por razões de trabalho, não foi possível a presença de mestres da Apropesca. Nesta reunião, participaram também os técnicos/amostradores do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), responsabilidade do IPMA.
Nesta reunião, foram apresentados os Manual de Boas Práticas do Cerco para evitar interações de mamíferos e aves marinhas com a pesca do cerco e discutidas práticas para reduzir eventuais capturas acidentais destas espécies. Estiveram presentes 7 armadores (alguns também mestres das suas embarcações), 7 mestres de pesca do cerco tal como o presidente da Apara, e todos se manifestaram disponíveis para colaborar no projeto.
O LIFE+ MarPro agradece todas as organizações de produtores (OPs) do cerco participantes toda a disponibilidade e apoio na organização desta iniciativa.
Fotografias: Susana Mendes